A gente sabe o quanto um bordado deixa uma peça de roupa mais bonita. E você que faz artes manuais, sabe que além de deixar tudo mais lindo, o bordado exige criatividade, talento e delicadeza. E por falar delicadeza, o mesmo cuidado que é preciso ter para bordar uma peça, também é necessário para lavá-las. Afinal, você não quer estragar o detalhe que faz toda a diferença né? Por isso, hoje a gente vai dar umas dicas de como lavar e passar roupas com bordados.

A maioria das roupas bordadas é feita em poliéster, não soltam corantes e nem mancham com facilidade. Mas pra deixar suas peças bordadas sempre com cara de nova, sem desbotar, siga esses cuidados:


 


Na hora de lavar:

- Não deixe a peça de molho por mais de 6 horas, pois pode estragar o bordado;

- Não exagere no amaciante, pois pode manchar suas roupas;

- De preferência, não lave na lavadora. Mas se estiver sem tempo e for a única alternativa, coloque no modo de lavagem delicado para evitar danos;

- Nunca lave peças com pedrarias na máquina, pois ela pode soltar, quebrar ou puxar fios;

- Use detergente neutro e álcool para lavar tecidos bordados com paetê. O álcool limpa o tecido sem danificar o bordado e deixa o paetê mais brilhante;

- Nunca guarde as peças sem lavá-las, para não atrair traças que irão furar as roupas e causar manchas.


 


Na hora de passar:

- Use o ferro em baixa temperatura, para não queimar as peças delicadas;

- Passe as peças do avesso, para evitar brilho nas roupas.


 


Na hora de guardar:

- Em caso de roupa com pedraria, guarde sempre do avesso para não puxar fios.

- Já os bordados, evite apertá-los. As peças mais delicadas devem ser guardadas com uma capa de proteção de TNT, pois as de plásticos criam umidade e atraem fungos.


 


Viu só? Tão bom quanto saber bordar, é aprender a cuidar.