Já comprou o presente do seu pai? Já pensou no que vai dizer pra ele? Todo segundo domingo do mês de agosto é dia dos pais, mas você não precisa esperar chegar esse dia pra abraçar o seu herói e dizer o quanto ele é importante. Aliás, você sabe onde e como surgiu o Dia dos Pais?


 


Foi lá na antiga Babilônia, há mais de 4 mil anos, quando um jovem chamado Elmesu moldou e esculpiu um cartão, o primeiro da história, desejando saúde e longa vida a seu pai. Muito tempo depois, em 1909, nos Estados Unidos, a menina Sonora resolveu criar o Dia dos Pais em homenagem ao seu pai, o veterano da Guerra Civil William Jackson Smart, exatamente no dia do seu aniversário, 19 de junho. A comemoração ficou tão popular, que em 1972 presidente Richard Nixon oficializou o Dia dos Pais nos EUA, que é comemorado no terceiro domingo de junho.


 


Como sempre, o Brasil importou a tradição, e como sempre, ela só chegou aqui anos depois, em 1953. O jornal O Globo difundiu a data e dois anos depois, os jornais da empresa Folha da Manhã se uniram com a TV Record, a Rádio Panamericana e a Rádio São Paulo para comemorar o Dia dos Pais pela primeira vez em São Paulo. Para isso, organizaram um concurso para eleger o pai mais jovem, o mais idoso e o que tinha maior número de filhos. Dos mil inscritos, ganharam o prêmio um rapaz de 16 anos, um senhor de 98 e um homem com 31 crianças.


 


No começo, a comemoração era no dia 16 de agosto, mas depois foi transferida para o segundo domingo de agosto, e continua assim até hoje. Alguns países festejam o Dia dos Pais no dia 1º de maio. Na Itália, a data é comemorada no dia 19 de março, dia de São José, considerado pai por excelência na tradição católica.


 


Seja onde estiver e qual data for, todo dia é perfeito para abraçar aquele que nos cria, ensina, protege e aconselha. E se vier com um “Pai, eu te amo”, fica ainda melhor.