A ferramenta pode não fazer o artista, mas no caso do artesanato, escolher o tipo de agulha certo pode fazer toda a diferença no resultado final. A variedade de formatos e qualidade de agulhas pode variar muito, por isso você deve experimentar diferentes modelos até encontrar a que é mais confortável e se encaixa melhor as suas necessidades.


Como a maioria das outras artes têxteis e trabalhos com agulhas, várias técnicas surgiram no Oriente Médio. No início do século XX, surgiu o bordado feito em máquina de costura doméstica reta com pedal, que ainda é utilizado. Na década de 50, surgiu o bordado em máquina de costura zig-zag industrial, garantindo uma produtividade maior. Acompanhando a evolução tecnológica no mundo, na década de 80 surgiram as bordadeiras eletrônicas profissionais e industriais. Equipadas com softwares de criação, elas aliaram ao antigo prazer de bordar a facilidade, a praticidade, a produtividade e a elevação da renda. A cada ano surgem novos modelos com mais recursos para facilitar o trabalho dos bordadores.


Mas se você ainda é do time dos trabalhos manuais, confira a seguir os principais tipos de agulha e para que serve cada uma:


Agulha para bordar


Esse tipo de agulhas possui o buraco mais arredondado e a ponta bem afiada. Seu tamanho vai do 1 ao 16. Essa é a agulha mais utilizada para ponto-cruz, mas também podem ser usadas as agulhas de contas, tapeçaria ou chenille.


capa-blog-pais


Agulha de Ponto Russo


A agulha original dos imigrantes russos era feita de ossos de pássaros e somente no tamanho para um fio de linha. Atualmente, existem vários modelos, tamanhos, com pontas finas ou mais grossas que podem ser usadas para trabalhos com tapetes.


ponto-russo


Agulha de Patchwork


O patchwork é o trabalho manual que se utiliza de retalhos. O resultado final do trabalho com patchwork envolve uma sobreposição de três camadas, por isso exige uma agulha especial acolchoar (quilting). Elas são mais curtas e com o furo pequeno e arredondado. Por serem mais curtas permitem que sejam feitos pontos pequenos em tecidos grossos. Além disso, permitem uma costura mais rápida e precisa. São usadas nos mais diversos quilts manuais.


acolchoarImagem


Agulha de Crochê


O crochê é uma técnica de artesanato feito com uma agulha especial, que possui um gancho. Elas podem diferir no material, aço, alumínio ou plástico e também no tamanho – de 0,5mm até 10,0mm. Para fazer pontos largos, prefira sempre as agulhas grossas,já para um ponto menor e mais apertado prefira as agulhas mais finas.agulha-de-croche


Cada vez mais pessoas se interessam por artesanato, seja como hobbie ou como um negócio. Este ano a Karsten lançou a linha Ateliê, produzida exclusivamente para artesanato, com produtos e materiais de qualidade para as artesãs. Clique aqui e conheça.