Houve uma época, e não faz muito tempo, em que o cuidado com o tratamento com o cliente se resumia a atender bem na loja e, eventualmente, por telefone. Era uma época em que o cliente também tinha opinião, poder e voz, mas ainda não sabia. Ou melhor, não tinha como manifestá-las para quem quisesse ver e ouvir. Então surgiram as redes sociais, e tudo mudou. Agora, o cliente também quer ser bem (e rapidamente) atendido on-line. Reclamações, sugestões, orientações, tudo é feito pelas redes sociais, onde além de exigir uma resposta instantânea e uma solução imediata, o cliente espera ter a devida atenção e respeito. E é aí que muitas empresas, grandes ou pequenas, estão patinando. Para o seu cliente “voltar sempre”, separamos algumas dicas que podem ajudar você a atender bem também nas redes sociais.


 


Qualidade sempre

Atender bem deve ser a sua missão, seja você um vendedor informal, trabalhe numa loja pequena ou tenha uma grande empresa. Você deve focar seu produtos e atendimento na satisfação do cliente.


 


Tenha uma estratégia

Defina como e por onde você irá se comunicar com os seus clientes pelas redes sociais. Com metas definidas, você evita o desperdício de tempo e dinheiro e foca seus esforços onde o seu cliente realmente está.


 


Crie o seu estilo

Você tem que ter um estilo próprio para falar com o seu cliente nas redes sociais. Pode ser uma linguagem mais informal, com mais intimidade, mas sem abusos ou formas de falar e escrever que não sejam do seu feitio.


 


Siga processos

Para que não fazer o cliente esperar demais ou ficar sem resposta, crie seus padrões de atendimento. Isso não significa que você deve parecer uma gravação eletrônica. Serve apenas para conduzir o seu atendimento, satisfazer o cliente e solucionar o problema.


 


Não importa o tamanho da sua loja ou ateliê, se você é atendente de uma loja ou vende por conta própria, aplique essas técnicas e conquiste a preferência do cliente.