Todo anfitrião que se preze sabe que para receber convidados em grande estilo é preciso de uma mesa impecável, seja na qualidade dos quitutes servidos, seja na disposição dos itens. E é sobre este último que vamos falar agora! Para você preparar um evento elegante e inesquecível, damos algumas dicas de como organizar a mesa para um jantar formal.


As regras formais de arrumação de uma mesa podem ser aplicadas para os mais diferentes eventos. Celebrações de aniversários e formaturas, comemorações de conquistas profissionais ou apenas uma vontade de reunir pessoas queridas, colocar a conversa em dia e matar a saudade, são momentos especiais que merecem uma preparação igualmente especial! E não, não é porque estamos falando de formalidades que se trata de algo extremamente difícil. Neste caso, na verdade, é exatamente o contrário. Veja como é fácil:


organizar-mesa-jantar-formal



  1. O prato do pão, com a faca de manteiga atravessada, deve ficar posicionado à esquerda do prato principal.

  2. O nome do convidado deve ser colocado acima dos talheres de sobremesa.

  3. No máximo 4 copos devem ser postos na mesa. Eles devem ser posicionados de acordo com a ordem: vinho branco, vinho tinto, água e champanhe. Se só tiver um tipo de vinho, use apenas 3 copos.

  4. Os talheres de sobremesa devem ficar acima do prato. O cabo da colher deve ficar virado para a direita, já o do garfo para a esquerda.

  5. Há duas opções para organizar os guardanapos: ou à esquerda dos garfos, ou dobrados ao centro do prato.

  6. A faca deve ser colocada à direita (corte voltado para o prato), garfo à esquerda e colher de sopa à direita da faca.

  7. Os pratos devem ser organizados em ordem de uso, empilhados uns sobre os outros. O maior, que fica na base, chama-se sousplat e é apenas decorativo.

  8. Caso você opte por montar uma mesa completa, com xícara e pires de café, saiba que estes itens ficam à direita, logo após os talheres.


Por último, e não menos importante, um truque de mestre para organizar um jantar formal e inesquecível é investir em itens de alta qualidade e design requintado. Como as peças da linha Karsten Celebration!