Entenda a importância da responsabilidade ambiental para a empresa e como funciona o uso de caule, folha e flor do algodão nos produtos da coleção Ekko


Para a Karsten, um mundo melhor é um mundo mais consciente. A marca foi a primeira indústria têxtil catarinense a instalar uma Estação de Tratamento de Efluentes pelo sistema biológico na década de 1980. O Gerenciamento de Resíduos Sólidos implantado na empresa é muito bem controlado e busca o constante aperfeiçoamento, inclusive está em conformidade com os requisitos legais. 


A Karsten tem uma forte política de Gestão Ambiental, reconhecida quatro vezes por meio do troféu Fritz Muller, garantindo que toda a produção aconteça de acordo com o desenvolvimento sustentável. Em todos os setores da empresa há a realização da Coleta Seletiva, desde 2011, envolvendo papel, papelão, plásticos e resíduos têxteis, além disso utiliza a ferramenta de logística reversa descrita na Política Nacional de Resíduos Sólidos. Nele, os resíduos recicláveis são encaminhados para usinas de reciclagem licenciadas e sofrem processo de auditoria em documentações e procedimentos operacionais e ambientais, realizados pela equipe interna de meio ambiente da Karsten. Os demais resíduos têm sua destinação conforme preconiza a legislação e o órgão ambiental.



Entre os materiais produzidos pela marca têxtil que se utiliza do melhor aproveitamento da matéria-prima está a coleção de tecidos Ekko, da Karsten Decor. Faz-se presente na coleção uma charmosa rusticidade sem abrir mão do confortável toque de algodão. Graças à utilização responsável de resíduos, como casca, folha e caule da flor do algodão, o processo de tecelagem utiliza um fio de algodão menos processado, que foi especialmente concebido para agregar valor à uma base única, repleta de estilo e compromisso com o planeta.






Uma cultura miscigenada convida para desfrutar uma atmosfera de tramas naturais, trazendo a natureza para dentro de casa e constrói ambientes com estética natural. Palhas, tressês e tramas artesanais com fibras naturais são representadas em estampas sobre uma base de tecido que utiliza fios de algodão reciclado em sua composição. “Preservamos a essência do artesanal harmonizada aos desenhos bucólicos, sugerindo a renovação de ambientes com estampas que ilustram um passeio no campo desfrutando da natureza”, destaca Sabrina Schwarzrock, estilista da Karsten Decor.

Conheça mais modelos de tecidos da coleção Ekko: