É só o tempinho esfriar e bater aquela brisa que já começam os espirros e tosses, não é? Outono é a estação do ano mais propícia para o surgimento de doenças como gripes e resfriados.  Com a umidade do ar e a temperatura mais baixa, é mais comum as pessoas manterem portas e janelas  fechadas, o que cria maiores condições para a disseminação do vírus.


Para estas situações, a fórmula da vovó ainda é infalível: chás e remédios naturais realmente auxiliam na hora de aliviar sintomas como inflamações, nariz entupido e até as dores no corpo. Confira a seguir quais são os ingredientes naturais que podem ajudar você:


Chá verde


cha-verde


O chá verde possui oxidantes que estimulam a atividade antiviral. Outros chás que possuem propriedades curativas que aliviam os sintomas da gripe são os de hortelã, erva-doce, eucalipto, limão e camomila.


Gengibre


gengibre


O gengibre inibe a atividade de bactérias nocivas no trato respiratório, diminue a inflamação e amenizam a tosse.


Alho


alho


O alho é um fitoterápico que estimula o organismo a combater a infecção, atua diretamente no sistema imunológico e também é eficiente no controle da hipertensão. O efeito protetor pode ser alcançado ingerindo-se de um a dois dentes por dia. Para aproveitar ao máximo suas propriedades, no entanto, ele deve ser consumido cru ou adicionado ao final do preparo.


Suco de Limão com Mel


mel-e-limao


O mel combinado com limão, combate os radicais livres, é rico em vitamina C e sais minerais, tem efeito microbicida e é responsável até por tirar o desânimo – dupla potente para superar uma gripe e ou resfriado! Misture o suco de ½ limão com 2 a 3 colheres de sopa de mel e beba várias vezes ao longo do dia.


Suco de Laranja com Acerola


acerola-e-laranja


A laranja é rica em fibras e potássio e a acerola completa o suco com a sua riqueza em vitamina A e C, por isso a combinação fortalece o sistema imunológico e protege o organismo da ação de vírus e bactérias.