Os macarons são uma iguaria francesa e estão fazendo muito sucesso em terras brasileiras. Coloridos, divertidos e muito saborosos, estes doces são incríveis para decorar festas ou eventos. Hoje, vamos ensinar a receita do célebre macaron de chocolate. Vem com a gente!


A receita rende aproximadamente 50 macarons, com tempo de preparação de 2h, cozimento de 12 a 15 min.


Ingredientes para a bolacha dos macarons:


260g de farinha de amêndoas


250g de açúcar de confeiteiro


15g de cacau em pó, sem açúcar


65g de chocolate derretido com no mínimo 70% de cacau


6  e 1/2 de claras


210g de açúcar semoule


Ingredientes para o Ganache de Chocolate:


290g de chocolate com no mínimo 70%de cacau


270g de creme de leite fresco


60g de manteiga


Material:


Um saco de confeiteiro com um bico redondo de 10 mm


Preparo do Ganache de Chocolate


1- Sobre uma tábua, pique o chocolate em pedaços bem pequenos e coloque-os em uma vasilha. Em uma panela, coloque o creme para ferver e despeje-o em 3 etapas sobre o chocolate picado, misturando-o com ajuda de uma espátula de madeira, a cada etapa, para homogeneizar a mistura.


2- Corte a manteiga em pedaços pequenos e incorpore-os ao ganache até obter uma consistência bem lisa. Despeje em um refratário e cubra com papel-filme em contato com o ganache. Deixe-o esfriar à temperatura ambiente e depois coloque durante 1 hora na geladeira até que tenha a consistência pastosa.


macarrons


Preparo das bolachas de macarons:


1- Misture a farinha de amêndoas, o açúcar de confeiteiro e o cacau em pó na batedeira para obter um pó fino. Peneire. Coloque o chocolate para derreter em banho-maria ou no microondas para que fique morno (aproximadamente 35 graus).


2- Bata as 6 claras em neve. Quando estiver bem espumante, acrescente 1/3 de açúcar semoule e continue a bater para dissolver o açúcar. Acrescente mais 1/3 do açúcar semoule, bata por aproximadamente 1 minuto. Despeje o chocolate sobre as claras em neve. Misture um pouco, usando uma espátula flexível, e incorpore à farinha de amêndoas com o açúcar de confeiteiro e o cacau peneirados. Acrescente, então, a meia clara previamente batida em uma tigela. Misture a massa de maneira que ela se incorpore e amoleça com facilidade.


3- Com a ajuda do saco de confeiteiro com bico, disponha os pequenos macarons com 3 a 4 cm de diâmetro sobre uma assadeira forrada com papel-manteiga. Dê leves pancadinhas na assadeira para que os macarons terminem de se acomodar. Deixe os macarons descansarem ao ar livre por 10 min antes de levar ao forno. asse por aproximadamente 15 min, até que crie uma casca.


4- Retire do forno e despeje um pouco de água entre a assadeira e o papel-manteiga (levante o papel delicadamente pelas pontas). A umidade e o vapor produzidos pela água sobre a assadeira quente permitirão desgrudar os macarons mais facilmente quando esfriarem. Agora, desgrude a medade das casquinhas e deposite as partes de cima e as de baixo sobre uma travessa.


5- Quando o ganache estiver com uma consistência pastosa, despeje-o no saco de confeiteiro e recheie as casquinhas já desgrudadas com uma bolinha do tamanho de uma noz e cubra com a outra casquinha. Conserve os macarons por 12 horas na geladeira antes de degustá-los.


e5e69a0d3be6920bef712081467126fc


Deguste-os com um bom café ou chá, você irá amar!


ad9b2188aa60a2fb808fd526d72e3962