Que o artesanato é uma paixão, isso ninguém discute. Mas esse caso de amor pelas artes manuais pode desabrochar de várias maneiras. Tem quem nasce com o dom e depois só vai aperfeiçoando, e há quem vai além da admiração, e mesmo sem ter nascido com o talento, estuda, pratica e aprende. Seja qual for a maneira, o importante é soltar a criatividade e usar as artes manuais para gerar prazer, satisfação e renda.


 


Uma grande aliada da propagação das artes manuais pelo Brasil e pelo mundo é a internet. Há quase duas décadas, para aprender novas técnicas os únicos recursos disponíveis eram as revistas ou cursinhos. Hoje, com o acesso facilitado, a inclusão digital e, principalmente, o crescimento do mercado das artes manuais, é possível estudar artesanato quando você quiser e onde estiver.


 


O youtube tem vários canais que mostram o passo a passo de inúmeras técnicas, blogs especializados dão dicas de como fazer e oferecem até mesmo inspiração para suas criações. Enfim, não falta conteúdo para quem tem vontade de sobra para aprender. No site da Karsten você encontra dicas de blogs, artesãs, técnicas, tendências, novidades e tudo que precisa saber para saber cada vez mais sobre artes manuais. E o melhor: depois você pode mostrar que dá certo apresentando suas criações já prontas. Faça da arte manual uma corrente do bem e passe a criatividade adiante.