A Festa Junina é mais um dos eventos anuais que marcam a cultura brasileira. Muita festa, música, alegria, quitutes e brincadeiras fazem parte desta, que tem como origem a homenagem a três santos: no dia 13 a festa é para Santo Antônio, no dia 24 para São João e no dia 29 para São Pedro.


A parte decorativa é um dos atrativos fundamentais das Festas Juninas e, hoje, vamos dar dicas de como fazer lindas decorações utilizando as artes manuais. Confira e deixe sua criatividade fluir:


O milho é utilizado de diversas formas nas Festas Juninas, pois antigamente representava a fartura da colheita nesta época do ano. Com ele, fazemos a pipoca, a pamonha, bolos, pães, entre outras delícias, e ainda aproveitamos as espigas, ainda cruas, e suas cascas para fazer a decoração:


 


junina1


 


As bandeirinhas também não podem faltar para dar um charme especial a todo o ambiente. Você pode confeccioná-las de maneira super prática, utilizando apenas tesoura, barbante, cola ou grampos de grampeador e papel crepom, jornal ou tecidos, da sua preferência. Particularmente, as feitas em tecido ficam ainda mais tradicionais e bonitas:


 


junina2


 


Os espantalhos também são muito característicos e ficam lindos! Podem ser feitos de palha, cartolina, EVA ou outros materiais de sua preferência:


 


junina3


 


Agora, use a imaginação e mãos à obra! Mais legal ainda, se você tiver crianças para compartilhar a confecção das peças. Além de lindas, vão ficar mais divertidas e criativas!