Já falamos aqui sobre a história do bordado e os vários estilos que existem. E também já escrevemos sobre como ele transcendeu a outras formas de arte, como a tatuagem. Hoje, é a vez de uma arte diferente, mas que também envolve talento, criatividade e muito amor pelas artes manuais. Sim, vamos falar de Patchwork.


Fonte de renda, profissão, febre, hobby, passatempo, terapia, arte. Enfim, patchwork é tudo isso e muito mais. Gera lucro, felicidade, satisfação e bem-estar.


Mas, tanto você que faz, quanto você que admira, sabe o que significa Patchwork?


De origem inglesa, pode ser traduzido como “trabalho feito de pedaços ou retalhos de tecidos”. Enfim, significa, literalmente, o que é: trabalhar com retalhos de tecidos de diferentes formas e texturas, combinar cores e desenhos para formar peças exclusivas, como colchas, almofadas, bandôs de cortinas, jogos americanos, entre outras. O resultado final do trabalho com patchwork envolve uma sobreposição de três camadas. O tampo, com os retalhos costurados entre si, o enchimento (material usado para dar volume ao trabalho de patchwork como no caso das almofadas) e o forro (tecido usado para dar um melhor acabamento).


Agora que você sabe o que significa, é hora de saber como tudo começou. Pesquisas mostram que lá no Egito, por volta de 3400 A.C, as roupas dos faraós eram feitas de sobras de tecidos. Na Idade Média, lá estava o patchwork nas roupas dos camponeses e peregrinos, que trouxeram esse costume para América em sua fuga das guerras e perseguições na Europa. O trabalho de confecção era todo das mulheres, que assim como hoje, o faziam manualmente. Na época, era para uso próprio, mas acreditava-se que o trabalho ajudasse a afastar as más energias. Ou seja, desde os seus primórdios, o patchwork já servia como uma maneira de terapia e, claro, uma forma de expressão.


Essa arte só veio a ganhar força definitiva e reconhecida admiração com o movimento hippie, que deixou o artesanato com uma das mais belas e criativas heranças de sua filosofia. Daí em diante, o Patchwork foi sendo aperfeiçoado, e evoluindo junto com os seus praticantes. Hoje, essa linda arte manual continua surpreendendo e encantando em elementos decorativos e até mesmo na moda.