O ponto russo é uma técnica artesanal de bordar com linhas, fios de seda ou fitas, seguindo o formato de um molde no tecido! A técnica é utilizada para bordar itens, tapetes e diversos objetos decorativos. Quer aprender? Nós ensinamos! Você vai precisar de: agulha mágica; bastidor; linha; tecido; molde.


 


1. Escolha um molde. Os moldes para ponto russo podem ser adquiridos já transferidos para o tecido, mas, se você preferir, você pode fazer seu próprio desenho: adquira um tecido que seja uma mistura de algodão e poliéster, corte-o de modo que haja 10 cm de borda em todos os lados do molde, e use uma caneta à prova d'água para fazer seu desenho no lado contrário do tecido, posicionando-o na área central.


 


pontorusso


 


2. Escolha um bastidor que se encaixe perfeitamente ao molde, sem cobri-lo ou tocá-lo.


 


pontorusso2


 


3. Centralize o tecido sobre o bastidor interno, com a laçada de fixação para cima. Fixe o aro maior sobre a parte superior e garanta que o tecido esteja bem apertado, ajustando-o à medida que trabalha.


 


pontorusso3


 


4. Passe a linha pela agulha. A agulha para ponto russo possui um eixo central vazado e um identificador de profundidade. Deslize a linha pelo buraco da agulha para dentro do eixo vazado, empurrando-a até o outro lado; utilize as cores e o número de linhas necessárias para o seu desenho.


 


pontorusso4


 


5. Segure a agulha como segura um lápis, com a parte chanfrada voltada para a superfície que você está trabalhando. Apoie a linha sobre seu dedo, garantindo que nada impeça o livre movimento.


 


pontorusso5


 


6. Coloque a extremidade afiada da agulha sobre o desenho, perfurando diretamente através do tecido, para que ele seja tocado pelo indicador de profundidade. Depois, traga a agulha de volta em sua direção, mas não a retire completamente.


 


pontorusso6


 


7. Mova um pouco a agulha e faça a próxima perfuração! A cabeça da agulha deve sempre permanecer em contato com o tecido. A seguir, remova lentamente a agulha em sua direção.


 


pontorusso7


 


8. Repita o processo até completar o desenho. Inicie com o contorno e em seguida preencha os elementos principais, de dentro para fora, uma fileira por vez. Termine costurando os elementos de fundo.


 


pontorusso8


 


9. Complete a costura retirando a agulha lentamente do tecido. Deixe 1,3 cm de linha e corte o restante. Fixe a linha no local.


 


pontorusso9


 


10. Retire o bastidor para remover o tecido. Seu bordado está pronto!


 


pontorusso10


 


Fonte: WikiHow