Entre as várias tradições da Páscoa, uma em especial nos enche de saudosismo por estar relacionada às origens germânicas da própria Karsten e da região de Blumenau, onde fica nossa sede. A Osterbaum – a Árvore da Páscoa é um dos símbolos usados na Alemanha durante a Páscoa e o hábito de montar a árvore de ovos no Domingo de Páscoa chegou com os imigrantes e segue vivo até hoje.


A partir de um galho seco, que simboliza a frieza e morte do sepulcro de Jesus Cristo, na Sexta-feira Santa, a árvore é enfeitada com cascas de ovos coloridas, que simbolizam a alegria da vida, a Ressurreição. O ovo representa que há vida dentro dele e dali ela brota, apesar de estar escondida até o momento em que a ruptura acontece.


2387891112_db70f693a8_b


Considerada a maior árvore de Páscoa do mundo, a Osterbaum de Pomerode, cidade próxima a Blumenau e com forte tradição alemã, tem 18 metros de altura e é decorada com 120 mil casquinhas artificiais. Na cidade, a celebração da Páscoa é tão importante que ganhou até uma festa própria: a Osterfest. A festa que está em sua 8ª edição e tem duração de um mês conta com outras atrações como a Serenata de Páscoa – Stüppen e o Mercado de Páscoa.


Osterbaum-capa


Quer reproduzir a tradição em casa? É fácil! Siga o passo a passo:



  • Algumas semanas antes da Páscoa reserve cascas de ovos que devem ter apenas um furo pequeno, pelo qual se retirou o ovo. Lave-as e deixe-as secar de cabeça (furo) para baixo.

  • Pinte as cascas com tinta plástica ou tinta de papel crepom. Você também pode desenhar e pintar símbolos religiosos ou motivos para as crianças.

  • Recorte tiras finas e também pequenos círculos de papel branco; tampe o furo colando por cima os círculos e das tiras faça alças que também serão coladas na parte superior dos ovos. Você também pode envernizar os ovos depois de pintados.

  • Na Sexta-feira Santa coloque em um vaso um galho totalmente seco, sem nenhuma folha, deixando-o exposto em local visível na casa e finalmente no Domingo de Páscoa, ao levantar, ornamente-o pendurando os ovos. A árvore da Páscoa (Osterbaum) pode ser retirada a partir do segundo Domingo após a Páscoa.