O bordado é uma arte antiga e popular por sua versatilidade que encanta pessoas dos mais diversos estilos, principalmente por sua utilização na decoração e na moda. Hoje, vamos falar um pouco de como ele está super em alta nesta primavera 2016 e estará ainda mais forte no verão 2017.


 


Diferentes tipos de bordados e apliques simulando bordados foram a sensação de várias grifes na Semana de Moda de Londres, que terminou no dia 20 de setembro. E só pra constar, não são nada discretos!


 


House of Holland, Temperley London e Peter Pilotto exploraram a delicadeza das rendas, telas e transparências com a exuberância de bordados chamativos, porém super harmonizados, dando um estilo handmade às peças do verão 2017.


 


karsten-verao-1


 


No São Paulo Fashion Week, que aconteceu em de 25 a 29 de abril, 5 meses antes da semana de Londres, os bordados já estavam lá arrasando nas passarelas. Ronaldo Fraga abordou o tema Refugiados de uma forma delicada e marcante, incorporando flores aplicadas e bordadas nas mais diversas texturas de tecidos.


 


karsten-verao-2


 


A grife Isabela Capeto também fez referência ao artesanal com peças leves e encantadoras.


 


karsten-verao-5


 


Os Patches não são bordados, mas também fazem parte dos apliques que já estão fazendo todo sucesso nas vitrines, mesmo antes da chegada do verão.


 


karsten-verao-3


 


De volta às tendências depois de mais de uma década, os patches podem ser comprados separadamente e facilmente aplicados em casa, com auxílio de um ferro de passar, ou se você não leva muito jeito para fazer suas próprias peças, pode encontrá-los já aplicados nas roupas, calçados, bolsas, mochilas e todos os acessórios possíveis. Super democrático!


 


karsten-verao-4