Trabalhar em casa vem se consolidando como uma das grandes tendências do mercado de trabalho. Para grande parte dos profissionais que só necessitam de computador e internet para exercer suas atividades, o tempo perdido no deslocamento, o ambiente asséptico do escritório e o preço do aluguel parecem modelos ultrapassados que não se encaixam mais nas novas condições de trabalho. Independente se você for usar esse espaço comercialmente, ou apenas como um apoio para trabalhar ou estudar em casa, ter um espaço dedicado para o home office aumenta a produtividade e facilita a sua vida. Veja a seguir algumas dicas para montar um home office eficiente:


1. Ambiente


O mais recomendado é ter um cômodo específico destinado ao home office, assim você se livra de distrações como interrupções e circulação de pessoas e delimita um espaço na casa a ser respeitado – é bem mais difícil fazer seus filhos entenderem que você está trabalhando quando você se encontra na mesa jantar rodeado por brinquedos por todos os lados. Se o espaço for escasso, é possível criar ambientes multifuncionais. É muito comum, por exemplo, que o home office dividir espaço com o quarto de hóspedes, ou com uma sala de televisão, basta equipá-lo com um sofá cama e uma tela que funcione como monitor. Estabeleça um horário para o expediente e depois aproveite o espaço da melhor maneira para a sua família. O ideal é ter um espaço em um lado mais silencioso da casa e que receba iluminação natural – a luz do sol te ajudará a se manter acordado e uma bela vista pode ajudar na inspiração.


home-office1


2. Móveis


Uma vez escolhido o espaço, é preciso equipá-lo corretamente. Como esse será seu ambiente de trabalho, nada de improvisação. Uma boa cadeira, uma luminária de mesa e uma mesa adequada são essenciais para a qualidade do trabalho e para a sua saúde. Evite trazer para o local móveis que não tenham uso na casa só porque “poderiam funcionar” e em hipótese alguma transforme o home office em depósito, um ambiente entulhado pode minar a produtividade.


home-office2


3. Equipamento


Faça uma lista de tudo o que você precisa para executar o seu trabalho como computador com acesso à internet, telefone, celular, calculadora, arquivos e objetos de papelaria, dependendo da sua necessidade, e deixe sempre à mão, em um local acessível. Fique atento à ergonomia do espaço para evitar males causados pela jornada de trabalho, como dores nos pés, na coluna e problemas visuais. Alguns pontos a serem levados em conta são: o ajuste da cadeira, um descanso para os pés, a altura do monitor e o apoio do punho para quem passa muito tempo digitando. Não se esqueça das fontes de energia – confira se elas são suficientes ou se será preciso algum tipo de extensor e se elas são acessíveis. Muito cuidado para não sobrecarregar tomadas e por em risco seus equipamentos e sua segurança.ergonomia


4. Decoração


A grande vantagem do home office é que ele não precisa ser tão sem graça quanto o escritório convencional. Uma boa decoração estimula a criatividade e torna o ambiente mais aconchegante. Apesar de sóbrias, as estampas da linha Office da Karsten Decor são perfeitas para incrementar o escritório e trazer um pouco mais de personalidade. As cores também seguem uma cartela neutra, mas muito elegante, ideal para um ambiente profissional. Para finalizar e deixar o espaço com a sua cara, inclua objetos pessoais, plantas e fotos que te tragam boas lembranças e te deixem inspirado para um dia de trabalho.


home-office3


5. Organização


Manter as coisas no seu lugar é a maneira mais fácil de ser eficiente e não perder um precioso tempo tentando se encontrar na bagunça. Nada melhor que gavetas, nichos e prateleiras para organizar a papelada e deixar apenas o essencial a vista. Pense também em facilitar a limpeza, fechar as prateleiras com vidro, por exemplo, protege os itens da poeira. Móveis embutidos ou articulados otimizam espaços menores. Não esqueça de manter o ambiente limpo e organizado. Uma boa dica é dar uma geral nos papéis e na mesa do trabalho na sexta-feira, assim você começa uma nova semana com o escritório limpo e fica mais estimulado para o trabalho.


home-office4