A primavera chegou e já começamos a viver em ritmo de verão (quem, assim como nós, também adora o verão?). A estação mais quente do ano traz diversas tendências, entre elas os famosos maxi colares.


foto colar


 


Hoje vamos lhe ensinar a fazer pingentes de franja para compor o seu maxi cheio de estilo e o melhor de tudo: com a sua cara. Se você observar bem, a maioria das peças pode ser montada na mesma base. Basta abusar da criatividade, misturar elementos da moda – franjas, pompons (estes fofos abordaremos em um novo post), pedrarias -, e arrasar!


Existem vários nomes para definir esse enfeite pendente que aplicamos em cortinas, almofadas, toalhas, bolsas e por aí vai. Nós aqui chamamos de Borla.


A Borla é composta pelo cordão que a sustenta e que chamamos de empate. Depois vem a cabeça, em seguida o envoltório ou gravata e, embaixo, o feixe de fios. Confira o PAP:imagem 1


1º - Dobre um pedaço de cartão ou papelão na altura em que deseja fazer a sua Borla. Passe uma linha do fio escolhido no meio da dobra.


imagem 2


2º - Em torno da dobra, enrole o fio várias vezes, até chegar na espessura desejada. Para ficar bacana e obter um efeito mais vistoso em sua Borla, você precisará enrolar o fio no cartão muitas vezes mesmo. Não economize nessa hora.


imagem 3


3º - Usando o primeiro fio que você colocou no cartão, junte todas as linhas e amarre num nó bem firme numa das bordas do cartão. Corte os feixes de fios na outra extremidade.


imagem 4


4º - Preste atenção como você deverá passar o fio na agulha: as duas pontas juntas para o mesmo lado, deixando um laço do outro lado.


imagem 5


5º - Com uma agulha de bordar, faça a gravata começando com uma laçada conforme o desenho.


imagem 6


6º - Com a laçada feita,enrole a linha várias vezes em torno da cabeça da Borla. Termine com um nó por dentro da gravata e corte o fio na mesma altura dos outros fios do feixe.


imagem 7


 


Dicas: 



  • Para obter efeitos diferentes, experimente mudar o cordão ou o fio que você vai usar para montar a sua Borla.

  • Para garantir que a gravata não vá se soltar, coloque por dentro um pouco de cola de tecido.

  • Apare as pontas para que fiquem do mesmo tamanho e, se desejar, afofe a cabeça da borla antes de usar.


 


Vamos lá? Mãos à obra!