Dias de sol e noites amenas. Depois que as ‘águas de março’ encerram o verão, inicia-se o outono, época de aconchego, de curtir mais a casa e dormir melhor.


Assim como mudam os looks da estação, o visual da cama também se transforma para a temporada. É hora de tirar do armário os edredons  e cobertores que ficaram guardados durante os dias de calor.


Antes de usar os itens mais pesados, no entanto, é preciso verificar se os mesmos permanecem higienizados ou se precisam de uma nova lavação. Durante o período em que estiveram no armário, é possível que  tenham acumulado poeira, favorecendo a proliferação de ácaros, por exemplo.


Veja os cuidados que você precisa ter para deixar o enxoval  pronto para aquecer as noites de outono:



  1. Verifique as instruções da etiqueta para lavar as fronhas e os lençóis. Para evitar manchas e danos nas fibras, procure separá-los por cor e tipo de tecido.

  2. No caso de mantas, cobertores e edredons, caso opte por lavá-los em casa, certifique-se de que a sua máquina tem capacidade para receber esse tipo de artigo.

  3. O ideal é deixar edredons, mantas e cobertores secarem ao ar livre ou em local bem ventilado. Evite colocá-los sob o sol, pois os raios solares podem causar o desbotamento dos tecidos.

  4. Separe as fronhas e os lençóis do mesmo conjunto e organize-os em saquinhos de TNT. Isso facilita a troca semanal e mantém o aroma após a lavação.

  5. Até que o frio se instale definitivamente, é possível que os artigos mais pesados não precisem ser usados. Nesse caso, após higienizá-los, verifique se estão realmente secos, guarde-os em embalagens a vácuo, indicadas para essa função. Dessa forma, você evita que sejam lavados novamente, podendo usá-los a qualquer momento.Fotos: Reprodução