Athos Bulcão (1918-2008) foi um dos expoentes do movimento modernista brasileiro e das artes plásticas. Suas obras continuam a ser referência para muitos artistas e para os habitantes de Brasília, onde suas criações fazem da cidade um museu a céu aberto. Seus painéis de azulejos coloridos contrastam com o concreto presente na arquitetura da cidade e embelezam edifícios públicos, praças, escolas e prédios residenciais. 


C_mara dos Deputados Sal_o Verde (jardim interno) Painel de Azulejos Arq Oscar Niemeyer 1971 (FotCâmara dos Deputados, Salão Verde (jardim interno).


Nascido no Rio de Janeiro, abandonou a medicina para dedicar-se à pintura. Entrou em contato com a vanguarda modernista carioca e se tornou amigo de Burle Marx, Carlos Scliar, Enrico Bianco e do casal Vieira da Silva e Arpad Szenas. Em 1945, trabalhou como assistente de Cândido Portinari no painel de São Francisco de Assis da Igreja da Pampulha, em Belo Horizonte, experiência que o influenciou profundamente. Depois de passar uma temporada em Paris estudando, trabalhou ao lado de Oscar Niemeyer e João Filgueiras Lima na construção de Brasília.


Linha-Rainbow-Ombré-Rosa,-Amarelo,-Turquesa-e-Azul-copyPainel da piscina em casa residencial no litoral de Santa Catarina, projetada por Marcelo Rosenbaun e usada para fotografar a coleção Karsten Design.


Escultura, máscara, pintura, desenho, ilustração, figurino, fotomontagem, mural, azulejaria, a visão artística de Athos Bulcão contribui para a criação de um novo olhar sobre o espaço urbano, integrando artes plásticas e arquitetura. As obras de Athos continuam a inspirar designers de diversas maneiras, desde objetos até na decoração. O estilista Ronaldo Fraga homenageou o artista em 2011, na sua coleção denominada “Athos do início ao fim”.


athos-RF5Coleção "Athos do início ao fim" do Ronaldo Fraga.


Ficou com vontade de ter um painel desses em casa? A coleção Wall Decor se inspirou nas obras do artista para desenvolver tecidos de parede com sua estética modernista, representando azulejos com formas geométricas que compõem desenhos abstratos.


Tecido-Barsotti-Azul-e-Liam-Azul-copyModelo Barsotti


Tecido-Lauand-Vermelho-copyModelo Lauand


Conheça mais sobre o trabalho de Athos Bulcão no site da sua fundação www.fundathos.org.br.