A Karsten foi buscar nas antigas civilizações que deram identidade à América Andina a inspiração para a coleção Acquablock 2015. Nas paisagens impactantes da cordilheira dos Andes, as cores vibrantes da vegetação e os padrões geométricos contrastam com os tons de terra, o azul das altitudes e o branco das cordilheiras.



O Império Inca, que dominou a região por muito tempo, possuía uma cultura rica e desenvolveu uma arte sofisticada, original e de técnica elaborada. Os tecidos destacavam-se pelos padrões geométricos variados e de cores vivas que simbolizavam riqueza e status. Os incas conheciam a técnica de produção de vários tipos de tecidos graças à facilidade de matéria-prima: cultivo de algodão e as lãs fornecidas pelas lhamas e alpacas.


A nova coleção Acquablock resgata os desenhos étnicos presentes das tribos indígenas do período pré-colombiano com uma releitura contemporânea. Os florais se debruçam pelo mobiliário e as estampas refletem os padrões das antigas técnicas de tingimento do tecido, criando uma coleção colorida, cheias de energia e com os materiais mais nobres do mercado.


Inca


Os Incas favoreciam desenhos geométricos abstratos, especialmente motivos quadriculados que repetiam padrões (tocapus) em toda a superfície do pano. As cores principais eram preto, branco, verdem amarelo, laranja, roxo e vermelho, resultado de corantes naturais extraídos de plantas, minerais, insetos e moluscos. Os tecidos mais elaborados, com até 120 tramas por centímetro, podiam ser usados para pagar impostos ou como moeda de troca e valiam mais que ouro ou prata.


inca


Tritik


"Tritik" significa "ponto amarrado" e designa um processo de estamparia de contenção por amarração. O tritik é um dos processos pioneiros, senão o primeiro, da estamparia, sem data precisa, mas que aparece em peles de 11.000 a.C, ou seja, final do período Neolítico. O tritik é feito em todo o mundo, inclusive achados arqueológicos da América do Sul mostram que os incas utilizavam esse tipo de amarração em seus tecidos de lã.


tritik


Wachuma


Este cacto típico da Cordilheira dos Andes se desenvolve acima de três mil e quinhentos metros de altitude e é muito resistente, pois e recebe durante o dia temperaturas acima dos 40º e à noite tolera temperaturas que chegam a 20º negativos. O cacto também conhecido como San Pedro é considerado sagrado pelo xamanismo indígena da America do Sul e Central.


wachuma


Silleta


Silletas são as estruturas de madeira cobertas por magníficas flores que são atração dos festivais como a Feria de Las Flores, de Medellín. Os silleteros, como são denominados os homens que carregam essa estrutura, eram campesinos que necessitavam de um meio de transporte prático e cômodo para carregar pessoas e mantimentos entre as cidades montanhosas por onde muitas vezes não passavam mulas.


silleta


Galápagos


Galápagos é um arquipélago formado por um grupo de 13 ilhas na costa do Equador,que é, desde a visita de Charles Darwin, o principal laboratório vivo de biologia do mundo. Considerado Patrimônio Natural da Humanidade apresenta uma biodiversidade elevada e é o habitat de uma vegetação e fauna peculiar que inclui muitas espécies endêmicas como as tartarugas das Galápagos.


galapagos