Decorar um apartamento pequeno pode ser um desafio gigante. É que é preciso casar estética e funcionalidade, e com tudo isso a mente dá até um nó, não é? Mas não fique assustado não, se você tem um espaço pequeno a ser decorado, preste atenção nas nossas dicas que tudo vai ficar mais fácil.


apartamento-pequeno-1


Encare a realidade


A primeira dica para decorar com primazia um ambiente pequeno é encarar o seu problema de frente! Tire as medidas de cada cômodo, tenha em mente quantas pessoas ali moram e pense que é preciso de um espaço livre para circulação. Tem todos os dados anotados? Pronto! Agora você pode ir às compras de móveis e objetos de decoração sem fantasiar ter um espaço maior do que realmente é.


Invista no utilitário


Os sofás retráteis não são mais como os de antigamente. São melhores! Hoje existem várias opções de móveis pensados para espaços pequenos, que prezam pela praticidade sem deixar o design de fora. É nestes que você deve investir! E lembre-se sempre: substitua os itens que não cabem no cômodo por opções mais enxutas. Cama de casal king? Uma de tamanho padrão talvez seja mais viável... e melhor ainda se tiver baú ou gaveteiros embaixo!


Pense na sua rotina


Observe o dia a dia dos moradores da casa. Vocês precisam mesmo daquela sala de TV? E de uma sala de jantar? Elimine o que for desnecessário e aposte no que realmente for ser usado e bem aproveitado, afinal de contas, não há espaço para ocupar à toa!


Leu tudo? Anotou? Então agora você está preparado para tirar de letra o desafio que é decorar um apartamento pequeno!