blog_atelie_800x420


 


É possível viver de artesanato? Sim  Você sabe como transformar o trabalho que faz na sua casa ou em seu ateliê em um negócio? Confira os cinco passos para fazer seu negócio de artesanato arrasar!


- Defina um nicho de mercado


- Capacite-se para gerir o negócio

Desenvolva a sua loja, estude e defina o seu preço de mercado. Pesquise custos fixos, custos variáveis, para então ter a visão de lucro e de ganho. É preciso saber até onde você pode negociar, dar desconto.


- Invista em divulgação na internet

Esqueça os altos investimentos e a necessidade de contratar uma agência. Se você gosta de empreender, você pode fazer um anúncio para a audiência escolhida.


- Repasse a valorização que seu trabalho merece a seu cliente

Existem duas variáveis que o artesão possui e muitas vezes não valoriza: habilidade e tempo. Por isso posicione-se como profissional. Defina os horários de trabalho e respeite-os, tenha responsabilidade com seus clientes, respeite prazos. Você valoriza seu trabalho? Então, repasse essa valorização aos clientes. Isso é viver de artesanato.


- Pense no futuro

O profissional que já tem certa experiência pode ensinar: vender projetos, apostilas. Isso é legal, pois a pessoa que ensina tem por obrigação se manter atualizada. Ela se torna referência no mercado.