Quer um maneira fácil e prática de incluir mais verde na sua casa? Os terrários formam incríveis centros de mesa e são super fáceis de fazer e manter, inclusive é uma boa oportunidade de incluir as crianças em um projeto para embelezar a casa. Vem ver como é simples:



Você vai precisar de: 



  • Recipiente transparente

  • terra adubada

  • plantas

  • pedras ou cascalho

  • carvão vegetal

  • musgo

  • espátula pequena

  • Spray de água


terrario-passo1


Passo 1 - Prepare o recipiente


Retire qualquer etiqueta ou adesivo do vidro e lave bem. Isso vai evitar que qualquer sujeira externa prejudique a saúde das suas plantas.


Passo 2 - Adicione a sua camada de drenagem


Preencha o fundo do recipiente com pedras ou cascalho, essa será sua camada de drenagem, ou seja, vai impedir que a água acumule no fundo. Em seguida, acrescente o carvão vegetal. O carvão vegetal servirá para manter a saúde do seu terrário, diminuindo bactérias, fungos e odores que possam surgir.


Passo 3 - Adicione o solo


Logo acima da areia, coloque a terra vegetal misturada com adubo. Esta camada deve ter pelo menos 5 cm de profundidade, pois deve cobrir as raízes das plantas. Fique atento para as necessidades das suas mudas e adapte o solo de acordo com as características especiais. Você também pode optar pela opção de terrário seco, sem a camada de terra com adubo. Para isso, as outras camadas serão mais espessas, principalmente a de carvão.


terrario-passo2


Passo 4 - Prepare as plantas


Usando a espátula ou suas mãos, abra espaço para colocar a planta no terrário. Gentilmente, retire a terra em volta da raiz da muda e a transporte para o terrário.


Passo 5 - Arrume o recipiente


Depois das mudas plantadas, coloque mais terra em volta e presione levemente para garantir que elas estejam firmes. Em seguida, adicione mais um pouco de pedras ou cascalho. Aproveite para acrescentar alguns acessórios, como pedras decorativas ou pequenos objetos.


Passo 6 - Molhe


Regue suas plantas com o spray até que a terra fique úmida. Deixe o seu terrário em um lugar com iluminação indireta e regue de tempos em tempos.


terrario-passo3


Prontinho! Viu como é simples? Agora você tem uma pequena obra de arte para exibir! Experimente usar vários tipos de recipiente e plantas para criar uma variedade de terrários.


Fotos: Hello Lidy


terrarium


Gostou das dicas? Compartilhe com os seus amigos usando os botões abaixo!