Blumenau é uma belíssima cidade e que guarda alguns detalhes da sua história conhecidos por poucas pessoas. Depois de conhecer estas curiosidades, certamente você irá querer visitar alguns destes lugares.


 


- A lenda dos túneis

Os caminhos subterrâneos que ligam diversos pontos por baixo da cidade não são novidade para os bluemenauenses e moradores das cidades vizinhas, mas a real existência deles permanece um mistério. A prefeitura de Blumenau publicou em sua página oficial algumas probabilidades sobre a existência dos túneis para instigar a curiosidade do público, como:

1. Uma ligação para encontros noturnos secretos;

2. Rota de fuga para os nazistas na época da guerra;

3. Apenas um caminho para o curso da água até o rio (sem graça, hehe).


 


- Sabia que a ponte de ferro já ligou Blumenau a Itajaí?

A ponte Aldo Pereira de Andrade, conhecida como ponte de ferro, foi inaugurada em 1931 e construída com material importado da Alemanha. Até meados dos anos 70 servia de passagem para o trem que ligava Blumenau a Itajaí com transporte de alimentos e produtos industrializados. Hoje em dia, ela liga apenas o centro de Blumenau ao bairro Ponta Aguda.


 


- Uma das primeiras ruas calçadas de Santa Catarina é de Blumenau

A Rua XV de novembro foi uma das primeiras do estado a ser calçada, no ano de 1929. Inicialmente ela era apenas uma rua estreita e chia de curvas, por conta disso, era conhecida como Wurststrasse – Rua da Linguiça em alemão.


 


- Blumenau tem um dos únicos cemitérios de gatos do mundo

Edith Gaertner, sobrinha-neta do Dr. Hermann Blumenau, fundados da cidade, tinha paixão pelos seus gatos. Quando morriam, ela os enterrava com direito a funeral e tudo mais. No decorrer de sua vida foram cerca de 50 sepulturas, mas apenas 9 são preservadas até hoje para visitação no parque que leva seu nome. O Parque Edith Gaertner fica na Alameda Duque de Caxias, 78, no Centro.


 


Imagem: Fábio Jr. Severo.