Agora que o ano começou de vez é hora de tirar do papel aquela resolução de ser mais organizada. E porque não começar o dever de casa pelo closet? Muita roupa acumulada e falta de espaço são problemas que atrapalham a rotina e a organização e podem ser facilmente resolvidos com uma revisão geral. Preparada? Então vamos começar: 


Tente organizar o guarda-roupa ao menos uma vez por mês, depois de um tempo, as roupas vão ficando bagunçadas e a poeira se acumula em prateleiras e gavetas. Você ainda pode se surpreender descobrindo peças antigas que você nem lembrava mais que tinha!


Limpe e desapegue


O primeiro passo é retirar toda a roupa do armário e limpar prateleiras, gavetas e cantos. Aproveite e faça uma revisão das suas roupas e doe o que você não usa mais. Para remover o pó, use um pano ou flanela úmidos na mistura de 2 colheres de café de detergente neutro diluídas em 2 litros de água. Em seguida, seque com pano limpo.


Setorize


Delimite os espaços do seu guarda-roupa para saber como cada um será usado. Quantas gavetas, prateleiras e cabides cabem? Sabendo onde vai cada coisa, tudo fica organizado e sobra muito mais espaço.


Pendure os paletós, as camisas de botão, os blazers, coletes, calças, saias, casacos, vestidos e bermudas. Nas prateleiras, acomode camisetas, malhas, leggings e moletons. Reserve as prateleiras de cima para roupas de cama e banho. Relembre aqui como organizar os seus lençóis. Pijamas e roupas íntimas vão em gavetas, assim como acessórios de frio como cachecóis, meias-calças e toucas.


Você pode organizar as roupas por cor - da mais clara para a mais escura - ou por situação, ou seja, separar as roupas de trabalho das de passeio.


gaveta


Dicas



  • Use cabides da mesma cor e material, isso diminui o volume e deixa o armário mais bonito.

  • Para padronizar o tamanho das roupas quando dobradas, você pode usar um "gabarito" ou seja, um molde para a dobragem das roupas sair sempre igual.

  • Bolsas podem ser guardadas em prateleiras, uma ao lado da outra. Já malas de viagem podem armazenar edredons no verão.

  • Gravatas, lenços e colares podem ser penduradas em ganchos ou cabides específicos para isso.


Gostou das dicas? Nos conte nos comentários como você organiza o seu guarda-roupa.