Os amantes de livros sabem quão difícil pode ser encontrar um lugar confortável, silencioso e tranquilo para se dedicar à leitura. Então porque não criar o seu próprio refúgio? Nem é preciso muito, um lugar confortável para sentar e uma boa iluminação já são suficientes.


Escolhendo o lugar


Um dos principais pontos para escolher um lugar para leitura é que ele esteja o mais distante possível das distrações. Procure ficar longe de TVs, janelas voltadas para rua ou espaços com grande trânsito de pessoas. O objetivo do cantinho da leitura é ser um local calmo e tranquilo, que te deixe afastado das preocupações. Escritórios, um canto da sala de estar ou da varanda são boas opções. Estimule o hábito da leitura dos seus filhos também reservando um cantinho do quarto dele especialmente para isso.



livros-2


Itens necessários


Você não vai precisar de muita coisa para montar o seu cantinho. Primeiro, um assento confortável, que pode ser uma poltrona, uma rede ou até mesmo almofadas pelo chão. Em seguida uma estante ou um nicho para acomodar os livros que estão na lista de leitura. Uma mesa lateral também dá conta do recado. A iluminação é mais um fator importante, para que o espaço funcione a qualquer hora do dia. Aproveite a luz natural posicionando o espaço junto a uma janela. Para leitores noturnos, a iluminação deve estar localizada atrás do leitor ou lateralmente, para evitar o ofuscamento. A escolha da lâmpada também pode influenciar a leitura. Luzes brancas e frias estimulam o trabalho, já as incandescentes com tom amarelo induzem ao relaxamento.


livros-3


Deixe o local com a sua cara


Acrescentar um toque pessoal ao cantinho da leitura é mais uma forma de estimular seu uso, afinal, você vai se sentir em casa. Torne o assento mais confortável com mantas e almofadas. Aproveite para espalhar ao redor objetos pessoais e ligados à literatura. Não esqueça dos livros: capas interessantes ou lombadas coloridas ajudam na decoração.


livros-1