O ponto cruz é um estilo de bordado muito gostoso de fazer. É uma ótima opção para quem está começando no mundo das artes manuais, por ser de fácil execução e permitir que você vá evoluindo o grau de dificuldade. Hoje, vamos mostrar o que você precisa ter para começar seu ponto cruz e como fazer seus primeiros pontos.


 


1º passo: selecione os materiais.


 


- Tecido: existem tecidos apropriados para o ponto cruz. No site da Karsten você encontra os mais indicados, que são cânhamo, vagonite e etamine, além de diversas opções em toalhas de banho e rosto com barra especial já pronta para bordar ponto cruz.


 


karsten-ponto-cruz


 


- Agulha: a agulha ideal para bordar ponto cruz precisa ter uma ponta arredondada para que você não se espete enquanto estiver bordando. Elas são classificadas por número e quanto maior for o número, menor será a agulha.


 


karsten-ponto-cruz-2


 


- Linhas: existe uma grande variedade de linhas para ponto cruz. Basta você chegar na loja ou armarinho e pedir pelas linhas para este tipo de bordado. A parte difícil será escolher algumas favoritas entre tantas cores irresistíveis!


 


karsten-ponto-cruz-3


 


- Bastidor: os bastidores são uma base para colocar o tecido e bordar com mais firmeza, pois ele faz com que o tecido fique esticado e regular.


 


karsten-ponto-cruz-4


 


- Tesoura: se possível, utilize uma tesoura maior, dessas de cozinha, para o corte do tecido e outra menor para o corte da linha. Esse cuidado auxilia nos detalhes do acabamento da sua peça.


 


karsten-ponto-cruz-5


karsten-ponto-cruz-6


 


2º passo: corte o tecido e a linha.


 


karsten-ponto-cruz-7


 


3º passo: passe a linha na agulha. Comece colocando a linha na agulha e estique até formar duas pontas. Não é necessário que se amarre as pontas das linhas. Deixe a agulha sempre na posição vertical.


 


karsten-ponto-cruz-8


 


4º passo: vamos começar a bordar.


Coloque a agulha na parte de trás do tecido e puxe para a parte da frente. Deixe uma ponta de aproximadamente quatro quadradinhos para o arremate inicial e também para prender a linha. Passe a agulha de cima para baixo e forme uma carreira, prendendo a ponta da linha que está por baixo. Faça uma carreira de ida e outra de volta, formando o desenho de uma cruz.


 


karsten-ponto-cruz-9


 


5º passo: finalizando.


Depois de terminar o desenho, amarre a linha embaixo do último ponto cruz, fazendo um nó. Finalize cortando a linha que ficou sobrando.