A escolha da roupa de cama certa além de proporcionar uma boa noite de sono ainda incrementa a decoração do quarto. São tantas as opções que, às vezes, é fácil ficar perdida. Afinal, quantos fios são necessários? Existe diferença entre roupa de cama para o inverno e para verão? Se você tem essas e outras dúvidas continue lendo:


Tecidos


Para dormir com mais conforto, vale a pena investir em lençóis de 300 a 400 fios, que proporcionam um toque mais macio e confortável. Tramas mais abertas, com menos fios, são melhores para os meses de calor, pois permitem ventilação e não aquecem em excesso.


As peças 100% algodão indicam alta qualidade e durabilidade. O fio penteado confere uma característica superior e evita a formação de bolinhas.


Também é importante ficar atento às medidas. É fundamental medir a cama antes de ir até uma loja.


Picture 2838


Como combinar


Para quem está começando a montar o enxoval, o ideal é escolher jogos lisos, brancos ou de cores neutras, que coordenam facilmente com outras peças e com qualquer ambiente. No entanto, se quiser dar mais personalidade ao quarto, uma roupa de cama estampada ajuda a produzir o quarto enquanto você não está dormindo. Tons de cinza ou azul marinho são boas escolhas em ambientes masculinos. As estampas florais remetem à feminilidade e delicadeza, portanto, tome cuidado com o exagero em quartos compartilhados entre o casal. Para quartos jovens e contemporâneos, as estampas geométricas ou listradas são opções certeiras. Roupas de cama em cores escura dão grande impacto, mas podem prejudicar a sensação de aconchego.


Quartos com muita presença de branco se beneficiam com uma roupa de cama colorida ou estampada, ajuda a dar vida ao cômodo e espantar a monotonia. Se o quarto tiver um papel de parede marcante ou uma cor muito viva, o melhor é neutralizar a cama para evitar o excesso de informação. Prefira cores claras ou complementares à estampa e tecidos lisos. É importante que a roupa de cama converse com os tons do restante da decoração. Se quiser investir em peças com detalhes, procure por algo com estilo semelhante aos objetos do quarto. Estampas florais e combinação de cores suaves como verde, bege, rosa e azul estão em alta. Tons amarelos são alegres e sugerem luz e criatividade. Já os azuis são perfeitos para proporcionar sensação de tranquilidade e segurança, enquanto as matizes de roxo e lilás remetem à espiritualidade e intuição.


Picture 2971


Complementos


Colchas e capas de edredon de piquet e metalassê são clássicas e não saem de moda. Usar e abusar de travesseiros também rende várias combinações para mudar a cara do quarto e garantir a sensação de conforto. Utilize composições de porta-travesseiros com diferentes tamanhos de almofadas para dar um toque mais moderno ao cômodo.


Picture 3419


Tem dúvidas sobre enxoval? Confira nosso artigo sobre o tema.