Quem vem nos ajudar com algumas dica para conservar o enxoval é a Camila, do Blog Casamento Sem Erro que, assim como nós, se identifica com o assunto e entende bastante. Vamos lá?


Logo que nos casamos e vamos começar a usar o enxoval na casa nova sempre bate uma dózinha de usar algumas peças mais especiais e junto vem aquela insegurança de não saber a melhor forma de lavar, passar e como conservar aquela peça super delicada para que ela dure por muito tempo e esteja sempre linda.


Eu passei por isso e pesquisei bastante sobre como cuidar dos itens de enxoval para que eles durassem mais e, como acredito que muitas pessoas também passam por isso, separei algumas dicas para ajudá-la a conservar essas peças e deixá-las parecendo que são novas, mesmo depois de alguns anos.


1.Leia atentamente as etiquetas


Saber o que cada um dos desenhos significa e fazer somente o que for recomendado é fundamental, afinal, ninguém melhor do que os próprios fabricantes para falar a melhor maneira de cuidar e conservar aquela peça. Coloquei um guia rápido aqui para te ajudar a desvendar cada um desses símbolos.


Foto: Pinterest

2.Separe as peças de acordo com a cor. Isso a gente já está cansado de saber, mas não custa relembrar, né?! Essa separação na hora de lavar é para evitar manchas e manter as cores das peças mais bonitas.


3.Separe as peças de acordo com o uso (cama/mesa/banho). Os tecidos dos itens de cama, mesa e banho são bem diferentes e lavá-los juntos pode danificá-los e diminuir a maciez.


4.Não coloque muitas peças na máquina de uma só vez. Respeite o limite de quilos da sua máquina de lavar, pois se você ultrapassar este valor as roupas não ficarão devidamente limpas e a sujeira vai acelerar o processo de envelhecimento das suas peças.


5.Mantenha a sua máquina de lavar sempre limpa. Os produtos de limpeza, a sujeira das roupas e os fiapos deixam resíduos na sua máquina que, quando acumulados, podem prejudicar o funcionamento do aparelho e até estragar o tecido das peças. Por isso, é recomendável limpar a máquina a cada 15 dias.


6.Cuidado com as peças de algodão. Sempre lave-as separadamente de outros tecidos que possam soltar “bolinhas” e com isso diminuir a maciez e suavidade da roupa de cama.


7.Use pouco amaciante nas roupas de cama. O uso de amaciante em excesso endurecem as fibras e as deixam ásperas.



8.Não use amaciante nas toalhas. O amaciante vai aos poucos rompendo os fios da toalha e ela acaba perdendo a absorção. Ou seja, ela não vai te secar após o banho. Para deixá-las com aquele tato gostoso, seque as toalhas em temperatura baixa e depois dê uma boa chacoalhada para que os fiapinhos se soltem e ela fique super gostosa para quando você for usar.



9.Coloque as roupas para secar assim que a lavagem terminar. Deixar as roupas por horas fechadas dentro da máquina não é aconselhável, pois pode causar o desgaste das fibras do tecido e também a proliferação de mofo. Para as peças que forem secar ao ar livre, evite muita exposição ao sol. Para secagem a máquina, lembre-se de sempre verificar na etiqueta do produto.


Espero que tenha gostado das dicas sobre como cuidar dos itens de enxoval para que eles durem mais e que te ajude a ter sempre itens novinhos e confortáveis para você e sua família.


Até mais!


Camila